terça-feira, 26 de outubro de 2010

A Noite Mais Densa #4


Cadê os Lanternas Verdes que estavam aqui!?
 A maior saga da DC este ano no Brasil, já passou de seu meio em A Noite Mais Densa #4 (Panini Comics, 52 páginas, R$ 5,90). E é chegada a hora do anticlímax da saga, quando o roteirista Geoff Johns tenta segurar as pontas para o que vem a seguir. Pena que, até agora, esta quarta edição fica aquém das outras.

Não, não é que a história é ruim. Trata-se de um hiato da participação da Tropa dos Lanternas Verdes e de Hal Jordan, que passam a ter suas aventuras na saga contadas exclusivamente na revista Lanterna Verde. No entanto, a revista principal continua, agora estrelada por Flash, Eléktron, Mera e, depois, Sociedade da Justiça e Novos Titãs. Todos em um grande quebra-pau contra os Lanternas Negros.
Pena que tudo isso é supérfluo. Johns poderia muito bem ter pulado a quarta edição, já que apenas as ações do Mão Negra realmente importam, principalmente no final. Mas tudo isso se explica por determinações editoriais, pela necessidade de alongar a saga por conta dos tie-ins e das vendas. Afinal, A Noite Mais Densa está vendendo como água – tanto no Brasil quando nos EUA.
Mesmo assim, é preciso mais uma vez comentar a grande arte de Ivan Reis. O brasileiro vem desenhando toneladas de personagens, sendo muitos com novos uniformes, o que exige um esforço criativo ainda maior. Isso tudo sem deixar cair a qualidade. Se lembrarmos que todas as grandes sagas recentes da DC não conseguiram chegar ao final com o desenhista original (Crise Infinita e Crise Final), o feito de Reis é ainda mais impressionante.
Como nas outras edições, A Noite Mais Densa #4 traz outras histórias de backup, publicadas em Blackest Night: Tales of the Corps #2.
A partir de A Noite Mais Densa #5, a Tropa dos Lanternas Verdes retorna, junto com uma grande ajuda, e o maior vilão por de trás da saga aparece. Aí sim entramos no clímax da saga.

A Noite Mais Densa #4
[Blackest Night #4, Blackest Night: Tales of the Corps #2]
Roteiros: Geoff Johns
Arte: Ivan Reis
Arte-final: Oclair Albert e Joe Prado
Cores: Alex Sinclair
Páginas: 52 (formato americano, capa couché, papel LWC)
Preço: R$ 5,90

Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails