sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Morre aos 88 anos Blake Edwards, diretor de A Pantera Cor-de-Rosa


Cineasta faleceu ontem, pela manhã, em sua casa.





Blake Edwards, diretor de clássicos como a série de filmes de “A Pantera Cor-de-Rosa” e “Mulher Nota 10”, morreu nesta quinta-feira aos 88 anos na Califórnia. A atriz Julie Andrews (“Mary Poppins”), sua esposa, estava ao seu lado no momento em que ele faleceu. O cinema entristece pela perda de Edwards, pois ele sempre foi conhecido por suas comédias e filmes da série “A Pantera Cor-de-Rosa”, da época em que era estrelada pelo hilário Peter Sellers, terminou se tornando uma marca registrada de seu humor refinado.
Edwards também será sempre lembrado como o diretor de uma das melhores comédias-crônicas dos anos 1960: “Bonequinha de Luxo”, o filme que transformou Audrey Hepburn em um ícone fashion. Com sua esposa, Julie Andrews, ele trabalhou em vários filmes, como “Lili, Minha Adorável Espiã” e “Mulher Nota 10”.
O sucesso de A Pantera Cor-de-Rosa o levou a dirigir várias sequências:
A Volta da Pantera Cor-de-Rosa (1975)
A Pantera Cor-de-Rosa Ataca Outra Vez (1976)
A Vingança da Pantera Cor-de-Rosa (1978)
Na Pista da Pantera Cor-de-Rosa (1982)
A Maldição da Pantera Cor-de-Rosa (1983)
O Filho da Pantera Cor-de-Rosa (1993).
O cineasta recebeu um Oscar honorário em 2004 em reconhecimento a sua trajetória artística. E este foi um dos momentos mais marcantes da premiação em sua história. Um dublê aparece em uma cadeira de rodas para receber a estatueta das mãos de Jim Carrey, então a cadeira perdia o controle e o suposto Edwards sofria uma queda já invadindo os bastidores. O verdadeiro então aparecia de pé, com o paletó coberto de pó e uma das mangas rasgadas. Veja aqui.
R.I.P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails