quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Capitão América: Renascimento #1


Demorou, mas finalmente Steve Rogers voltará à vida

 Foi no comecinho de 2008, após o fim dão crossover Guerra Civil, que a Panini publicou no Brasil a morte do Capitão América. Dois anos e meio depois, é hora de Steve Rogers voltar do mundo dos mortos. E a saga acontecerá na minissérie Capitão América: Renascimento, que começa a ser publicada no nosso País em Os Novos Vingadores #79 (Panini Comics, 84 páginas, R$ 7,00).

Apesar de ter ficado morto por um tempo longo para um personagem importante dos quadrinhos, Steve Rogers sempre teve o seu renascimento pensando pelo roteirista Ed Brubaker. Todos os acontecimentos publicados no Brasil na edição 49 de Os Novos Vingadores começam a ser destrinchados na primeira edição da nova minissérie, explicando cada ponta solta deixada. Mesmo assim, o roteiro acaba parecendo forçado, já que envolve viagens no tempo, ou algo assim, o que você entenderá lendo a HQ.
Chama a atenção o fato de Capitão América: Renascimento não ter sido publicado em uma minissérie, como foi feito nos States, mas sim dentro de uma revista mensal. A Panini deve ter pesado dois fatores: o primeiro por não acreditar que o Capitão, mesmo em seu retorno, pudesse sustentar as vendas sozinho. Já o segundo deve ter sido a constatação de que a mini está fortemente ligada à cronologia atual da Marvel e os acontecimentos de Invasão Secreta e Reinado Sombrio. Para um leitor novato, a HQ fica difícil de entender. Assim, é melhor colocar a mini junto com as histórias relacionadas.
Cronologia truncada de lado, o principal ponto forte da história é a arte de Bryan Hitch e de Butch Guice. O visual do uniforme do Capitão na Segunda Guerra Mundial ficou tão bom que até virou inspiração para o visual do futuro filme do super-herói.
Há um fora da Panini na revista que merece ser destacado. A habitual seção de cartas, que sempre é publicada no final das edições, acabou saindo no começo de Os Novos Vingadores #79. No entanto, o editor esqueceu disso e, em seu texto, conversa com o leitor como se ele já tivesse lido o gibi. Além de ficar muito estranho, há vários spoilers das histórias que estão publicadas em seguida.
Entre mortos e feridos, Capitão América: Renascimento é uma boa leitura. Mas só você é fã do Capitão e tem acompanhado tudo da Marvel desde a Guerra Civil. Se não é o seu caso, é melhor se poupar.

Os Novos Vingadores #79
(Captain America: Reborn #1, 2009)
Roteiros: Ed Brubaker
Desenhos: Bryan Hitch
Arte-final: Butch Guice
Cores: Paul Mounts
Editora: Panini
Páginas: 84 (capa couchê, papel pisa-brite, formato americano)
Preço: R$ 7,00
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails