sábado, 6 de agosto de 2011

Turma da Mônica Irá Crescer


 Maurício diz que começa em 2012




Os personagens da "Turma da Mônica" têm soprado sete velinhas em seus bolos de aniversário há cinco décadas.
A trupe avançou à adolescência em 2008, com os gibis "Turma da Mônica Jovem", mas a "maldição" de nunca envelhecer se manteve.
 Mauricio de Sousa vai romper com um dos paradigmas dos quadrinhos: vai aumentar, ano a ano, a idade de seus personagens. 

"Gibis, jornais, remédios e alimentos têm prazo de validade", afirma. "Você tem de rejuvenescer, se adaptar."
Com a novidade, a turma da Mônica irá se tornar uma família cronológica de personagens. Eles vão, por exemplo, amadurecer, se alistar no Exército, casar e ter filhos.
"Será como um folhetim, uma história ininterrupta", diz Sousa. "Tenho planos de montar uma equipe com psicólogos e médicos."
Dessa maneira, o empresário espera transformar seu negócio, que "deixará de ser histórias em quadrinhos" para abranger um leque amplo de setores condizentes com a idade de seus personagens.
Por exemplo, quando a Mônica tiver filhos, precisará montar o enxoval.
E, vale lembrar, as fraldas descartáveis estão entre as vedetes do mercado de licenciamento --que responde atualmente por cerca de 85% do faturamento da empresa de Mauricio de Sousa.
O envelhecimento da turminha terá consequências no mundo fora dos gibis.
O empresário já adianta, por exemplo, que planeja montar eventos nos aniversários dos personagens.
Leitores devem ver as mudanças no final de 2012, em parte devido inclusive à resistência interna às novidades.
"Imagine quando eu anunciar isso no estúdio", diz Sousa. "O pessoal me lixa [sic]." 

 A própria "Turma da Mônica Jovem" --que rompeu com outro paradigma, ao adotar o estilo dos mangás no lugar do desenho tradicional da série-- ficou em gestação durante quatro anos.
O descolamento dos super-heróis em relação ao tempo é apontado como um dos motivos pelos quais o mercado norte-americano tem enfrentado desgaste.
O Homem-Aranha, por exemplo, não envelhece desde os anos 60.
Acho que como a maioria das pessoas podem não ter gostado dessa idéia do Maurício , mas pelos menos existem milhares de revista para ler (porque dificilmente alguém deve ter lido todas as edições da Turma da Mônica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails